Vamos hacer un viaje en el mundo del Español.


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Madri: a capital do flamenco



Quando pensamos na Espanha, uma das primeiras imagens que vêm à nossa cabeça é a de um grupo de artistas tocando e dançando flamenco. Se trata da arte espanhola mais universal, e que representa como nenhuma outra o espírito da cultura e do povo desse país. Ao contrário do que muita gente pensa, o flamenco não é uma arte cigana, apesar de que o povo cigano soube assimilar e transmitir a essência do flamenco (que também eram chamados "flamencos" no passado). Tanto que há ciganos na maioria de países da Europa, mas só há flamenco na Espanha.


O que sim é certo, é que o flamenco provavelmente tenha nascido na região da Andaluzia, no sul do país. A cidade de Sevilha é mundialmente reconhecida pela sua contribuição a esta arte, mas também podemos encontrá-la em outras províncias andaluzas, como Granada, Cádis ou Málaga. O flamenco se propagou a partir daí a quase toda a Espanha, recebendo contribuições de outras regiões, como a rumba catalã, que mantém a sua influência andaluza e ao mesmo tempo incorpora elementos da cultura da Catalunha.

A partir do século XIX, depois da guerra de independência com a França, a cena artística de Madri começou a ressurgir, e apareceram inúmeros "cafés cantantes", locais noturnos onde o flamenco era uma das atrações principais. Foi quando os maiores artistas de flamenco começaram a mudar-se para a capital da Espanha, vindos da Andaluzia e de outras regiões em busca de fama. Ao longo do século XX, com o crescimento de Madri e o nascimento da indústria discográfica, o flamenco pôde desenvolver-se em todo o seu esplendor. E hoje, ainda que soe estranho dadas as suas origens andaluzas, Madri é considerada a capital mundial do flamenco.

Por Madri passaram todos os grandes nomes do flamenco: Camarón de la Isla, Paco de Lucía, Lola Flores, José Mercé, entre muitos outros. O ambiente artístico para este gênero em Madri é o mais agitado da Espanha, e lá é possível assistir a algum tipo de espetáculo praticamente todos os dias do ano, nos seus inúmeros "tablaos". Muitos deles são também restaurantes, onde podemos desfrutar de um jantar típico espanhol junto com o show. Entre estes tablaos se destacam o Cardamomo,  Corral de la Morería, Casa Patas, Candela ou o Café de Chinitas. Além dos espetáculos promovidos em teatros, festas locais ou feiras.


Vídeo:

Por tudo isto, o flamenco é uma das principais atrações turísticas de Madri. Com quase 6 milhões de visitantes por ano (2014), a cidade oferece uma série de atrativos para esses turistas. Além de ser a capital da Espanha, está em uma posição central na geografia do país, o que permite que atue como ponto de partida ou chegada para quem viaja pelo país. Parte desses turistas são pessoas que viajam a Madri para aprender espanhol, já que a cidade tem a maior oferta de escolas de todo o país. Por isto, escolas como a Tandem Madrid buscam combinar a imensa oferta turística da cidade com o aprendizado do idioma, para fazer que a experiência do aluno seja a mais divertida e efetiva possível. Uma das misturas entre cultura e idioma que deu certo é o Curso de Espanhol com Paixão pelo Flamenco. Este curso permite aos estudantes aprender espanhol e ao mesmo tempo fazer aulas de dança flamenca, história do flamenco, assistir a espetáculos e visitar a tablaos. Uma ótima opção para quem quer estudar espanhol e ao mesmo tempo viver a cultura do flamenco intensamente.

Se você estiver planejando visitar Madri e quer ver espetáculos de flamenco por conta própria (fora do curso de espanhol), consulte antes a disponibilidade com os tablaos, porque em algumas datas esses locais podem estar lotados. Mas as opções são muitas, e o único dia em que provavelmente não haja um show de flamenco em Madri é no natal (25 de dezembro). Com certeza você terá uma experiência inesquecível, entre as muitas que Madri tem para oferecer.

 Para maiores informações acesse a página:


Nenhum comentário:

Postar um comentário